Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Crescimento de um novo projeto de luta


Dep. Fed. Delegado Protógenes, Edvonaldo Torres, Augusto Simões e Dep. Fed. Luciana Santos
 Durante o ato que congregou mais de quinhentas pessoas na abertura da 12ª Conferência Municipal do PC do B de Pesqueira se filiaram ao partido dezenas de lideranças políticas do nosso município, várias das quais estarão disputando as eleições para uma vaga na câmara de veradores no próximo ano. Cada liderança (pré-candidata ou não no ano vindouro) será em breve oportunamente apresentada neste blog, acompanhada de seu perfil. Não podemos deixar de citar, no entanto, D. Jasdenir e Fernando (viúva e irmão de Leitinho) e D. Roza e Sebastião (viúva e filho de Luciano Leite), além de Dr. Egenilton Barbosa, D. Zélia Costa e o Coronel Medeiros, sem o qual a nossa conferência não teria acontecido.

Há que se fazer o registro da "refiliação" do empresário Edvonaldo Torres ao PC do B, a quem Dr. Protógenes qualificou como artista, maravilhado que ficou com o castelo por ele concebido e construído em nossa cidade. Edvonaldo foi fundador do partido em nossa cidade e nunca se desfiliou, pelo que não deve ter tido seu registro partidário excluído. Ainda assim, fez questão de participar da solenidade da conferência e assinar nova ficha de filiação "por via das dúvidas", causando grande alegria ao coletivo partidário, sobretudo ao nosso presidente Alex Guimarães, amigo e companheiro com o qual Edvonaldo militou no passado. De nossa parte, fica a certeza de que um quadro de grande capacidade de formulação de idéias reencontra o caminho de um partido forte, destinado a grandes desafios. Bem-vindo, Edvonaldo! Bem-vindos, novos e antigos militantes a este novo projeto de luta!
Firmes na luta!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conferência do PC do B exalta o legado de Luciano e Leitinho


Entre os retratos de Luciano e Leitinho, Luciana Santos discursa na 12ª Conferência Municipal do PC do B de Pesqueira
 A 12ª Conferência Municipal do PC do B de Pesqueira prestou homenagem póstuma as figuras públicas de Sebastião Luciano Leite e Felicíssimo Plínio Leite de Almeida, diante do quê não poderiam se desenvolver trabalhos outros que não fossem embalados pela garra que marcou estes dois ícones da história recente da Ororubá lendária e eterna.
"O salão de festas do Hotel Estação Cruzeiro, com mais de 400 cadeiras, ficou lotado...

...e a galhardia dos bravos do passado inspirou os debates das lideranças do presente."
Segue, na íntegra, a nota do comitê municipal do PC do B pesqueirense cuja leitura nos coube:

“Recentemente, as forças políticas que compõem a Frente Popular de Pesqueira sofreram perdas de proporções incomensuráveis. Foram duas, as lideranças políticas que partiram rapidamente, deixando o vazio de sua ausência a calar fundo em nossas jornadas de luta.

Diante da partida de Luciano Leite em dezembro e de Leitinho em junho, nos vimos muitas vezes perplexos frente à falta imensa que nos fazem estes dois guerreiros do povo oprimido de nossa cidade. Nos solidarizamos e nos unimos às famílias na certeza de que assim poderíamos aproveitar algo mais do muito que ambos nos deixaram de exemplo. E nos assombramos ao perceber que sua herança era mais rica do que o podem ser os tesouros do mundo.

A doação intransitiva de cada ato, de cada página da história de vida destes dois baluartes, se reproduz na conduta daqueles que os cercaram em vida, tanto dos amigos como nós, quanto dos familiares mais próximos.

A Verdade e a franqueza. A coragem e a intransigência na defesa dos princípios. O amor e o desejo de servir aos seus. Tudo isso marcava profundamente tanto a Luciano, quanto a Leitinho. Não abriam da parada se fosse justa a luta. Não retrocediam diante das ameaças ou pressões. Pareciam até gostar, quanto mais intenso fosse o combate pelos direitos dos excluídos de nossa terra. E como amavam Pesqueira, esta mãe altaneira que os viu crescer e com tanto carinho os retribuía os atos de zelo que a dedicavam estes dois filhos.

O Partido Comunista do Brasil, que hoje recebe em suas fileiras os familiares e continuadores desta luta, não podia deixar de oferecer o adequado tributo póstumo a estes dois combatentes do bom combate que foram Luciano e Leitinho.

Nosso partido, o mais antigo partido político em atividade no Brasil, durante muitos anos de existência clandestina enfrentou duas ditaduras ferozes e levantou contra a injustiça da exploração do capital alguns dos maiores heróis da nossa pátria, notórios ou ocultos. Entre os primeiros João Amazonas, Diógenes Arruda, Gregório Bezerra, Maurício Grabois, Helenira Resende ou Osvaldão, além de tantos jovens e experientes militantes que tombaram na luta. Desde muito cedo aprendemos em nossas reuniões plenárias a escutar a chamada nominal destes heróis e responder em coro: presente! É a nossa maneira de prestar-lhes a mais justa das homenagens e nos apropriarmos de sua garra, de sua coragem, de sua altivez e continuar firmes na luta.

Hoje, estamos diante de um dever militante: ao escutar daqui por diante nas ruas, nas praças, no silêncio de nossos lares ou na balbúrdia das campanhas, os nomes de Sebastião Luciano Leite, nosso Lu de Mimoso ou de Felicíssimo Plínio Leite de Almeida, meu primo Leitinho, nós vamos sempre responder: presente! Por que conosco eles vão seguir conosco como os mais altos estandartes na construção de uma nova Pesqueira!”



Visita ao Cacique Marcos Xucuru

Marquinhos, Augusto e Protógenes
Antes, porém da visita religiosa ao sítio guarda, fiz questão de apresentar Dr. Protógenes ao cacique Marquinhos, a fim de que seu mandato fosse mais uma força a serviço da luta do povo Xucuru do Ororubá. As questões da política nacional, o atual momento dos movimentos sociais de maneira geral e da luta dos povos indígenas em particular, pautaram as conversações. O deputado também falou de sua defesa dos povos do Xingu e da amizade com cacique Afukaka.

Roteiro religioso

Duc in altum, sempre para o alto

Contemplnado a vista do alto do monte sagrado. "Poucos são os operários, grande é a messe..."

Católico praticante e nascido em família muito religiosa, Dr. Protógenes fez questão de subir a serra até a vila de Cimbres e as escadarias do santuário do sítio guarda para se postar diante de Nossa Senhora. Em 2009, ao acompanhar este herói do povo brasileiro até o santuário da Mãe Rainha em Garanhuns tive o privilégio de escutar sua narrativa de episódios os mais dramáticos de sua vida profissional e conhecer a maneira com a qual sempre colocou as perseguições e sofrimentos sob o manto da Virgem Maria.

Momento de intimidade com Nossa Mãe Santíssima

Hora de rezar pela misericórdia divina diante das misérias da humanidade.

Depois das entrevistas as lições da mestra

Cada um a seu modo, seu tempo e seus lugares, um encontro de gigantes!
 Após as entrevistas nas rádios locais, levamos o deputado Protógenes Queiroz até a casa de D. Anita Leite e Moacir Almeida. Entre um farto café da manhã e a despedida aos pés dos retratos do prefeito João Leite e do vereador Leitinho, muitas histórias e lembranças de uma autêntica matriarca do agreste pernambucano.

Relembrando momentos felizes do passado

 
Visivelmente admirado com o vigor das idéias desta mulher que jamais se deixa abater, Dr. Protógenes repetiria em seu discurso da noite três preciosas lições que levara daquele encontro com D. Anita: “Aquela senhorinha, D. Anita, me passou pelo menos três lições que levarei comigo. A primeira a de que a política passa e os amigos ficam. A segunda, que fazer política é se doar ‘dê a camisa do corpo se for preciso’, ela me disse. E a terceira é a de que voto não se compra, se conquista!” a platéia e toda Pesqueira se emocionam e se engrandecem com sua mestra. 

A benção, D. Anita!


Mensagem de Protógenes Queiroz em Pesqueira

Dep. Protógenes, Augusto Simões e Alex Guimarães (presidente do PC do B de Pesqueira) com Givanildo na Rádio Jornal

Dep. Protógenes e Augusto Simões na Talismã FM

A visita do delegado de polícia federal Protógenes Queiroz, agora também deputado federal pelo nosso PC do B, à Pesqueira na última sexta-feira foi marcada por momentos emblemáticos. Nas entrevistas que deu às rádios locais foi enfático na defesa da moralidade na política e da transparência na gestão da coisa pública, explicando as justificativas de ter apresentado no Congresso Nacional um projeto de lei que qualifica os crimes “do colarinho branco” como hediondos, aumentando sua pena para entre 12 e 30 anos. “Quem desvia verba de merenda escolar, de medicamentos, de salário de professores ou agentes de saúde, merece pena maior que a do assassino. Infelizmente nossos presídios estão cheios de negros, pobres e analfabetos aos quase foi negada a cidadania pelos maus políticos”. Lamentou o quadro de nossa cidade, por contar com relatórios da Controladoria Geral da União (CGU) que apontam centenas de irregularidades na administração pública e acabou honrando este seu colega com o apoio na sua pré-candidatura à prefeitura em 2012: “Augusto ainda vai brilhar muito na política da região e de todo Pernambuco pelo que reconheço nele de competência, integridade e coragem. O nordeste e o Brasil precisam de cada dia mais de políticos assim...”. Generoso nas ações públicas, Dr. Protógenes é ainda mais no que dispensa aos amigos no trato privado. Gostaria de fazer por minha cidade apenas 10% do que Protógenes Queiroz fez pela nossa nação. Este sim é um homem que orgulha aos brasileiros.