Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PC do B lidera em São Luís e pode vencer no primeiro turno


Flávio Dino: a renovação da esperança do espoliado Maranhão

Pesquisa realizada pelo instituto Amostragem nos primeiros dias de setembro em São Luís confirmam liderança do ex-deputado federal e ex-juiz federal Flávio Dino à corrida pela prefeitura da capital maranhense. No primeiro cenário, com 10 candidaturas, ele lidera com 40,33%, seguido do atual prefeito João Castelo(PSDB) com 17,5%. Edvaldo Holanda Júnior (PTC) fica em terceiro lugar com 9,67%; Bira do Pindaré (PT) em quarto, com 7,5%.

Já no cenário mais enxuto, com os partidos de oposição coligados, Flávio Dino tem 54%, contra 20% de João Castelo e 6,17% de Max Barros, candidato da governadora Roseana Sarney. Marcos Silva aparece com 3,83% e Haroldo Sabóia a 2,5%.

Nos cenários em que Flávio Dino é retirado da lista de candidatos, João Castelo lidera em todos com diferença média de 11,62% em relação ao segundo colocado.

Na hipótese de um segundo turno disputado entre Flávio Dino e João Castelo, o comunista fica com 64,5% e o tucano 24,83%.

Rejeição

Já no quesito rejeição dos pré-candidatos, o líder disparado é o prefeito João Castelo, com 48,83% dos eleitores entrevistados. O ex-prefeito Tadeu Palácio fica em segundo com 25,33%. Os nomes com menor rejeição são os de Edvaldo Holanda Júnior, 9,17%, e Flávio Dino, 10,33%.


Do sítio do Vermelho

PC do B lidera em Porto Alegre

A aposta de Porto Alegre na renovação


Pesquisa Ibope divulgada neste domingo (11) pelo jornal Zero Hora apresenta o cenário da disputa pela prefeitura de Porto Alegre: há dois polos consolidados, tendo a deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) à frente e o atual prefeito José Fortunati em segundo. O levantamento foi realizado com três pré-candidatos do PT, e em todos os cenários o partido fica atrás dos dois principais concorrentes.

 Essa foi a primeira pesquisa Ibope para a prefeitura da capital. O levantamento mostra que o prefeito Fortunati aparece atrás da campeã de votos para a Câmara Federal em 2010, Manuela d'Ávila. Dentre os nomes petistas está a deputada federal e atual ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que aparece melhor colocada.

 A pesquisa apresenta sete cenários de disputa. No primeiro, em que aparecem Manuela, Fortunati e Rosário, a pré-candidata do PCdoB lidera com 27% das intenções de voto, seguida pelo prefeito, que obteve 25%. Rosário tem 18%.