Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Às Turmas das quais fui patrono, padrinho ou paraninfo

 Assim posso sintetizar a mensagem que deixei oralmente para as turmas que me honraram com a escolha para patrono, padrinho ou paraninfo este ano:

"Nos últimos anos o Brasil conquistou muitas vitórias, dezenas de milhões de brasileiros alcançaram novos patamares da pirâmides social, principalmente os mais pobres. As oportunidades de emprego abundam, com destaque para nossa outrora tão esquecida região nordeste do país. A qualificação intelectual se demonstra muito mais do que uma aspiração pessoal: uma exigência nacional. A conquista acadêmica deve se estender aos outros campos da vida, aos familiares e aos amigos que nos cercam e, sobretudo, à coletividade que integramos. Muito mais do que um diploma na parede da sala, há de se tomar este canudo como símbolo dos novos horizontes que se descontinam. E, sendo novos os caminhos a trilhar, impõe-se a reflexão sobre as mudanças que queremos em nosas vidas e a disposição para a maior das mudanças que podemos operar: aquela que ocorre no interior de cada um.

Os cristão vivem, no tempo do advento, a preparação para chegada do natal do Senhor, do Menino Deus, daquele que é a Salvação da Humanidade. É tempo de fazer morrer o velho, o escuro das trevas que existem em nós, para deixar o novo nascer e infundir no mundo sua luz infinita. Nunca esqueçamos que somos convidados para ser o sal e a luz do mundo. Não obscureçamos a chama dos dons que Deus acendeu em nosso espírito, escondendo-os atrás do alcool, das drogas, do egoísmo, do individualismo, do materialismo, do consumismo, do imediatismo, do sensualismo, dos vícios do mundo... Coloquemos bem alto a candeia fumegante de amor que é um coração repleto de dons, para que ilumine a todas as famílias e a toda nossa cidade. Que, apoaidos na conquista de hoje, vocês possam ajudar a construir em 2012 o início de um tempo de verdadeiras e profundas mudanças, de luz pra quem vive nas trevas, de libertação para quem vive oprimido."

Nenhum comentário: