Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dentistas, Agricultores, Professores, Agentes de Saúde, o que nos guarda o futuro?

Uma das raras fotos recentes da nossa prefeitura sem protesto de grevistas em suas portas

Os trabalhadores de Pesqueira definitivamente não parecem satisfeitos com a atual administração municipal, sobretudo os servidores públicos que compõem nossa prefeitura. Digo compõem, porque, de fato, um prefeitura não é composta apenas pelo seu titular (o prefeito), pelo seu adjunto (o vice-prefeito) e seu corpo de assessoramento de confiança (secretários, diretores, chefes de setores, departamentos ou divisões, assessores técnicos e políticos de diversas áreas). Estes, via de regra, estão sempre satisfeitos com o superior do qual dependem . No entanto, podem estar hoje nos seus cargos e não estarem mais na manhã seguinte. Só depende do povo.
Uma prefeitura é, sobretudo, composta por seus servidores, tanto aqueles que são efetivos de direito, quanto os que se tornam efetivos de fato, doando anos preciosos de suas vidas ao ato de servir com eficiência.
E Pesqueira tem muitos servidores assim, que acordam cedo, trabalham até tarde, completam suas jornadas de expediente, trabalhando até mesmo quando estão em casa, com o planejamento de aulas ou o roteiro de visitas domiciliares que irão realizar.
São as professoras que amam o dom de seu magistério ensinando as novas gerações, os dentistas que zelam pela saúde e a higiene bucal de quem às vezes não pode sequer comprar uma pasta de dentes ou uma escova adequada, são os agentes de saúde e de endemias que peregrinam cada palmo desta nossa cidade para prevenir doenças numa população que já não pode ir ao hospital por que sabe que dificilmente cruzará com um médico formado por lá.
Pois bem, nenhuma destas categorias está recebendo o tratamento adequado por parte da prefeitura. Todas estão se vendo às voltas com greves e protestos. A prefeitura se recusa a tratá-los com o respeito merecido, não paga os seus pisos salariais quando estabelecidos por leis federais e não fornece as condições adequadas para que seu trabalho de servir ao povo seja satisfatório para todos.
Isto para não falar dos agricultores que lavram a terra, produzem seus frutos e sofrem nas estradas esburacadas de nosso município até conseguir colocá-los em nossas mesas.
Os  servidores querem trabalhar com condições adequadas para oferecer com entusiasmo o melhor de si para a comunidade, para o povo de nossa cidade. Não estão pedindo nada além de seus direitos para servir ao povo. Merecem mais do que respeito ou apenas a valorização. Merecem ser contemplados como o centro da administração dos interesses públicos que em verdade o são.
No dia em que os gestores da prefeitura de Pesqueira entenderem que seu sucesso ou fracasso depende de seus servidores e do quanto eles estão estimulados para servir, nossa cidade viverá dias nos quais protestos não serão mais necessários e a população gozará, junto com os servidores, a plenitude de sua cidadania.

Nenhum comentário: