Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia de Todos os Santos

Multidão dos santos, rogai por nós!




Desde o século VII, a Igreja Católica Apostólica Romana, celebra a solenidade de todos os santos, conhecidos ou não, para nos lembrar, enquanto comunidade de fiéis que constituem seu corpo, que somos todos chamados desde o ventre materno à mais alta das vocações. Somos todos chamados à Santidade. Sendo pecadores por força da nossa natureza humana, é imenso o desafio, o apelo imperativo, o convite vocacional do Cristo: "Sede santos, como vosso pai celeste é santo!".

E se imensas são nossas misérias, maior é vocação à superá-las que emana deste carisma que o Salvador do Mundo nos lega: "sede santos". E santos não apenas numa santidade qualquer, mas santos numa santidade equiparável àquela que é própria do Autor do Verbo. É à imitação de Cristo, ao reflexo de Deus, a que somos chamados!

Mas se toda imitação é imperfeita e todo reflexo é distorcido, se nos marca indelevelmente o pecado, como ser santo e perfeito como o próprio Deus, Autor da Perfeição? Por outro lado, nos pediria Jesus o impossível?

Dizia dom Hélder: "queria ser humilde poça que refletisse os céus". O dom doou sua vida à luta em favor de seus irmãos mais desprezados. E queria, até o fim, ser a humilde poça. Em verdade, creio que o reflexo da poça não é de fato distorcido. Esta poça é santa, perfeita e profunda como o alto dos céus. E é a vocação à qual nos chama Jesus Cristo. Tentemos, pois, ser poças.

Nenhum comentário: